Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Fotografia Digital - Linguagens e Práticas
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Audiovisuais e Produção dos Média

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar os princípios básicos da produção fotográfica e o uso dos equipamentos fotográficos digitais.
  • Reconhecer os valores expressivos da imagem através da estética e sentido crítico.
  • Utilizar a terminologia adequada ao domínio da fotografia digital.
  • Identificar tipos de câmaras digitais.
  • Efetuar fotografia digital em ambientes exteriores e interiores.
  • Utilizar as ferramentas técnicas, formais e criativas da fotografia digital.
  • Editar fotografias digitais.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Princípios básicos da produção fotográfica e o uso dos equipamentos fotográficos digitais

Valores expressivos da imagem – estética e sentido crítico

Fotografia digital

  • Breve história da fotografia
  • Fotografia digital – o passado e o futuro
  • Terminologia

Câmaras e imagens digitais

  • Tipos de câmaras digitais
  • Controlos da câmara
  • Enquadramento de Imagens
  • Captação de Imagens
  • Fotografia contínua
  • Modo de reprodução
  • Sensores de Imagem - introdução

Exposição e controlo

  • Controlos de exposição – o obturador e a abertura
  • Modos de exposição
  • Modos de cena
  • Velocidade do obturador e abertura
  • Sistema de exposição
  • Fotómetro

Nitidez

  • Estabilização de imagem
  • Sensibilidade (ISO
  • Focagem
  • Profundidade de campo
  • Captar a expressão do movimento

Dispositivos de armazenamento da câmara

  • Armazenamento das imagens na câmara e no computador
  • Formatos de imagem
  • Transferência de imagens
  • Organização dos ficheiros de imagem

Edição

  • Balanço de brancos
  • Gestão de cor
  • Reenquadramento
  • Edição e correção de cor
  • Ferramentas de correção localizada
  • Efeito
  • Filtros de gradação

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.