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Duração
50.0 horas
Preço
280,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Turismo em Meio Rural - Enquadramento e Caracterização
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Preço
280,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Contextualizar o Turismo em Meio rural em Portugal (TMR) e interpretar a legislação inerente ao setor.
  • Efectuar o enquadramento do TMR e do desenvolvimento regional.
  • Reconhecer o contributo do TMR no âmbito do Turismo Português.
  • Caracterizar e promover atividades de comercialização/ marketing associadas ao TMR.
  • Definir o Turismo Equestre e caracterizar as suas modalidades.
  • Identificar e aplicar as normas e as regras elementares de segurança.
  • Caracterizar o papel e a responsabilidade do Acompanhante de Turismo Equestre.Identificar e caracterizar o equipamento do cavaleiro de turismo equestre.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Turismo – aparecimento e evolução

Módulo 2 – Turismo de habitação, turismo rural e agroturismo

Módulo 3 – A legislação em vigor

Módulo 4 – Diversificação da oferta

Módulo 5 – Requalificação das unidades TMR

Módulo 6 – Dinamização áreas com interesse histórico

Módulo 7 – Recuperação das áreas TMR

Módulo 8 – Sinalização de casas

Módulo 9 – TMR - Um produto turístico

Módulo 10 – Competitividade

Módulo 11 – Criação de circuitos

Módulo 12 – Estruturas complementares de animação

Módulo 13 – Melhoria e controle de qualidade

Módulo 14 – Formação profissional

Módulo 15 – Desenvolvimento económico

Módulo 16 – Associações TMR

Módulo 17 – Os agentes/operadores turísticos

Módulo 18 – Actividades publicitárias

Módulo 19 – Acções de marketing

Módulo 20 – Principais mercados

Módulo 21 – Novos mercados

Módulo 22 – Conceito

Módulo 23 – Modalidades

Módulo 24 – Classificação de trilhos

  • Postura do turista
  • O percurso

Módulo 25 – Normas de sinalização de trilhos

  • Sinalética
  • Marcação

Módulo 26 – Modalidades

  • Função
  • Competências
  • Responsabilidades
  • Modo de actuação

Módulo 27 – Classificação de trilhos

  • Cavaleiro
  • Vestuário

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.