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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Gestão Ambiental
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Comércio

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar e sistematizar os conceitos de gestão ambiental.
  • Identificar a legislação relevante no âmbito da gestão ambiental.
  • Identificar os requisitos da norma NP EN ISO 14001.
  • Identificar os aspetos e impactes ambientais mais significativos.
  • Classificar os resíduos e a sua diferenciação.
  • Reconhecer os resíduos urbanos e industriais e metodologias para a sua gestão.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Conceitos introdutórios

  • Ambiente
  • Qualidade
  • Meio recetor
  • Poluição
  • Ecossistema
  • Principais ciclos biogeoquímicos
  • Níveis e relações tróficas

Aspetos gerais da gestão ambiental

  • Desenvolvimento sustentável
  • Indicadores de desenvolvimento sustentável
  • Gestão de recursos naturais
  • Conceitos ambientais
  • Aspetos gerais da política ambiental
    • Perspetivas atuais e futuras da política ambiental

Legislação ambiental relevante

  • Requisito legais comunitários e nacionais
    • Licenciamento, licenças ambientais e impacte
    • Água
    • Ar
    • Resíduos
    • Ruído
    • Energia e combustíveis
    • Substâncias perigosas

Normas de gestão ambiental

  • Norma NP EN ISSO 14 001 e EMAS
    • Política ambiental
    • Aspetos e impactes ambientais significativos
    • Objetivos e metas e o estabelecimento de programas ambientais
    • Indicadores ambientais
    • Controlo operacional
    • Prevenção e capacidade de resposta a emergências
    • Monitorização e medição
    • Passos para a implementação de um sistema de gestão ambiental
    • Avaliação da significância dos aspetos ambientais
    • Avaliação do desempenho ambiental

Gestão de resíduos

  • Conceitos básicos
  • Classificação de resíduos e sua diferenciação
  • Análise dos conceitos – reciclar, reutilizar, valorizar e eliminar
  • Legislação sobre resíduos
  • Gestão de resíduos urbanos
  • Gestão de resíduos industriais (RI)
  • Realização de uma visita a um aterro / Centro de triagem e centro de valorização energética

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.