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Duração
50.0 horas
Preço
280,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Processador de texto
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 2
Preço
280,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Elaborar, editar e imprimir documentos.
  • Introduzir elementos gráficos em documentos.
  • Elaborar e editar documentos longos.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Processador de texto – introdução

  • Janela principal
  • Inserção de texto (teclado)
  • Modos de visualização básicos
  • Ajuda

Módulo 2 – Operações básicas

  • Criação, gravação e abertura de documentos
  • Seleção de texto
  • Anulação e repetição de ações

Módulo 3 – Formatações

  • Formatações globais do documento
  • Formatação do tipo de letra
  • Formatações de parágrafo
  • Utilização das tabelas pré-definidas
  • Criação de listas
  • Limites e sombreados

Módulo 4 – Edição e revisão de texto

  • Múltiplos documentos abertos
  • Cópia do texto
  • Verificação ortográfica
  • Comando “localizar e substituir”

Módulo 5 – Impressão

  • Impressão de documentos, envelopes e etiquetas

Módulo 6 – Tabulações, tabelas e colunas

  • Definir tabulações
  • Criação, modificação e formatação de tabelas
  • Divisão do texto em colunas

Módulo 7 – Melhorar o aspeto visual

  • Símbolos
  • Caixas de texto
  • Desenho, importação de imagens, inserção de formas automáticas

Módulo 8 – Documentos longos

  • Quebras de página e de seleção
  • Cabeçalhos e rodapés
  • Estilos

Módulo 9 – Percorrer o documento rapidamente

  • Divisão do ecrã
  • Marcadores e referências cruzadas
  • Legendas e notas de rodapé
  • Criação de índice
  • Destaques
  • Visualização do mapa de um documento
  • Junção de documentos

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.