Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
    • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Identificar modelos pedagógicos para a educação das crianças e jovens.
    • Colaborar na planificação de atividades educativas da criança e do jovem.
    • Apoiar a realização de atividades educativas com crianças e jovens.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos
      • Principais correntes pedagógicas
      • Individualização e diferenciação pedagógica
    • Princípios orientadores do planeamento das atividades
      • Documentos orientadores
        • Projeto educativo
        • Regulamento Interno
        • Plano anual de atividades
        • Projetos pedagógicos e curriculares
      • Planificação
        • Formas de planificação
        • Elementos a considerar na planificação diária
          • Rotinas
          • Espaços
          • Materiais
          • Tempos
          • Recursos humanos
          • Flexibilidade da planificação
    • Registo e avaliação
      • Importância dos registos
      • Grelhas de observação e registo
      • Do registo à planificação
      • Da planificação à acção
      • Da ação à observação e registo

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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