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Condições de Inscrição

  • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
  • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
  • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Identificar modelos pedagógicos para a educação das crianças e jovens.
  • Colaborar na planificação de atividades educativas da criança e do jovem.
  • Apoiar a realização de atividades educativas com crianças e jovens.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos
    • Principais correntes pedagógicas
    • Individualização e diferenciação pedagógica
  • Princípios orientadores do planeamento das atividades
    • Documentos orientadores
      • Projeto educativo
      • Regulamento Interno
      • Plano anual de atividades
      • Projetos pedagógicos e curriculares
    • Planificação
      • Formas de planificação
      • Elementos a considerar na planificação diária
        • Rotinas
        • Espaços
        • Materiais
        • Tempos
        • Recursos humanos
        • Flexibilidade da planificação
  • Registo e avaliação
    • Importância dos registos
    • Grelhas de observação e registo
    • Do registo à planificação
    • Da planificação à acção
    • Da ação à observação e registo

Avaliação

a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

os cursos relacionados

  • 761_09639 - Atividades do Quotidiano com Crianças e Jovens

  • 761_09647- Intervenção Pedagógica com Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Específicas

  • 761_P0005 - Intervenção Básica NEE na Educação Escolar