Informação sobre a edição do curso

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  • HorárioDas 18:30 às 22:30
  • Duração50.0 horas
  • Dias16
  • Início06/09/2022
  • Fim20/10/2022
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 2
  • Local de FormaçãoSala Virtual

    -
  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a Cuidador/a de Crianças, assim como a outros/as interessados/as. 

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Norte.

  • Referencial

    Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente.

  • Datas de Realização

    • Dias 6, 7, 12, 14, 19, 21, 26, 28 de setembro (das 18:30 às 22:00);
    • Dias 3, 10, 12, 17, 19 de outubro (das 18:30 às 22:00 com exceção dos dias 20 em que a sessão termina às 22:30);

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Objetivos Específicos

    • Identificar modelos pedagógicos para a educação das crianças e jovens.
    • Colaborar na planificação de atividades educativas da criança e do jovem.
    • Apoiar a realização de atividades educativas com crianças e jovens.

  • Conteúdos Programáticos

    • Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos
      • Principais correntes pedagógicas
      • Individualização e diferenciação pedagógica
    • Princípios orientadores do planeamento das atividades
      • Documentos orientadores
        • Projeto educativo
        • Regulamento Interno
        • Plano anual de atividades
        • Projetos pedagógicos e curriculares
      • Planificação
        • Formas de planificação
        • Elementos a considerar na planificação diária
          • Rotinas
          • Espaços
          • Materiais
          • Tempos
          • Recursos humanos
          • Flexibilidade da planificação
    • Registo e avaliação
      • Importância dos registos
      • Grelhas de observação e registo
      • Do registo à planificação
      • Da planificação à acção
      • Da ação à observação e registo

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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