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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Gestão de Alojamento
Nível Inicial
Nível 5
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao Ensino Secundário;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar as responsabilidades do Diretor de Alojamento na abertura e desenvolvimento de projetos.
  • Definir políticas de preços e produtos no âmbito das operações realizadas pela receção.
  • Definir os procedimentos de gestão e controlo de overbookings e explicitar os critérios de abertura e fecho de datas de acordo com previsões de ocupação.
  • Controlar diferentes sistemas de contabilidade, faturação e gestão de contas de clientes utilizados na unidade hoteleira.
  • Identificar as unidades de gestão de aprovisionamentos e stocks.
  • Definir as funções dos recursos humanos do housekeeping e as respetivas operações realizadas.
  • Identificar os fatores críticos de sucesso para o aumento das vendas, hospitalidade, fidelização e qualidade de serviço ao cliente.
  • Implementar um sistema de gestão do equipamento de forma a assegurar o serviço de Front office, atendimento ao cliente e comunicação interdepartamental.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Direção de alojamento - projetos e responsabilidades

Ciclo de cliente

  • Reserva
  • Chegada
  • Receção
  • Ocupação
  • Partida

Gestão de contas

  • Datas (abertura e fecho) e de allotments
  • Overbooking

Faturação

  • Guest Ledger City Ledger

Night audit

Housekeeping – organização e procedimentos

Recursos humanos e job description

Procedimentos de rotina – chegadas, saídas, in-house, turn-down

Gestão de stocks e inventário da secção

Lavandaria e rouparia – equipamento e estrutura

Fatores comportamentais e hospitalidade

Atendimento e criação de valor para o cliente

Fidelização de clientes e qualidade de serviço

Relações da receção com o meio envolvente

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.