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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Coordenação da Receção no Armazém
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Comércio

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar os princípios gerais da receção em armazém.
  • Planear o processo de receção.
  • Coordenar e supervisionar a receção e conferência de mercadoria.
  • Validar o tratamento administrativo.
  • Definir e justificar a estratégia de stockagem.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Princípios gerais da receção em armazém

  • Resumo do processo de receção
  • Especificidades técnicas impostas aos veículos

Planeamento da receção

  • Análise do Agendamento de fornecedores
  • Planeamento da receção tendo em conta
    • Os horários de receção
    • O agendamento de fornecedores
  • Alocação de recursos e materiais
  • Alocação de espaços para receção
  • Gestão das localizações disponíveis para stock
  • Identificação e proposta de alterações de layout na receção

Coordenação e supervisão da receção e conferência da mercadoria

  • Verificação do acondicionamento da carga rececionada
    • Tipo de veículos
    • Inspeção do selo de segurança
    • Critérios de conferência (qualidade, quantidades, rotulagem, conservação, validade, tradução, certificados oficiais, etc.)
    • Análise de não conformidades
  • Decisão sobre a receção ou devolução de mercadoria, em caso de inconformidades com temperatura, condições de higiene no transporte, acondicionamento, estiva e construção de paletes, entre outros.
  • Verificação e registo de anomalias nas encomendas e comunicar à Ligação ao Negócio
  • Definição do destino na zona de armazenagem (em caso de haver poucas localizações livres, definição da estratégia de stockagem)

Receção em crossdocking

  • Identificação de mercadoria em crossdocking
  • Tratamento da componente administrativa
  • Atribuição de local de carga/expedição

Coordenação e supervisão do tratamento administrativo

  • Supervisão dos procedimentos administrativos (comunicação de mercadoria específica à Autoridade Tributária; comunicação à equipa de comércio internacional de anomalias que ocorram com mercadoria encomendada)
  • Verificação dos documentos necessários para receção (receção e conferência, identificação dos dados logísticos e devolução de mercadoria)
  • Supervisão do fecho da encomenda no sistema informático

Documentação associada à receção

  • Nota de encomenda/Ordem de compra (em caso de atrasos na entrega da mercadoria, é necessário solicitar nova ordem de compra à gestão de stocks)
  • Fatura pró-forma/Guia da mercadoria/Outros documentos de receção de mercadoria (O administrativo confere a fatura e o chefe de equipa apenas tem de garantir que, após a receção, a nota de receção e os documentos do fornecedor – fatura ou guia, são entregues no SAF)

Sistemas de gestão de stocks

  • Definição e justificação da estratégia de stockagem
  • Necessidade de registo e de controlo Versus necessidade de simplicidade e de flexibilização
  • Informação necessária para os sistemas de previsão e de informação (gestão de stocks e planeamento de atividades)
    • Sistemas facilitadores de circulação de informação
    • Ficha logística de produto

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.