Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Coordenação do Processo de Preparação de Encomendas
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Comércio

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar os princípios gerais dos processos de preparação de encomendas.
  • Coordenar e supervisionar os diferentes processos de preparação de encomendas.
  • Identificar os fatores críticos na preparação de encomendas.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Princípios gerais dos processos de preparação de encomendas

Planeamento da preparação do dia

  • Alocação de recursos humanos, materiais e equipamentos
  • Análise das encomendas de loja
  • Planeamento da operação, alocação de cada colaborador à função a realizar no dia seguinte
  • Permissão para fazer lançamento de onda (criação dos mapas de preparação das diversas lojas)
  • Gestão de recursos (humanos, materiais/equipamentos) para a realização das tarefas diárias (rotação dos colaboradores em função do tipo de mercadoria em preparação)
  • Identificar e propor alterações de layout no picking

Coordenação e supervisão da preparação

  • Supervisionar a atividade de preparação
  • Garantir a qualidade da mercadoria preparada
  • Implementar melhorias com o objetivo de reduzir a quebra
  • Acompanhar a conferência de mercadoria para confirmar eventuais erros de preparação
  • Verificar anomalias nos produtos e embalagens e comunicar à Ligação ao Negócio
  • Afixar indicadores de quebra, produtividade, erro, acidentes de trabalho, níveis de serviço de transporte,… e informar os operadores sobre necessidades de melhoria e transmitir ações de melhoria
  • Supervisão da atividade de logística inversa

Coordenação e supervisão do manuseamento e acondicionamento da mercadoria

  • Manuseamento
    • Equipamentos de Proteção Individual
    • Riscos
  • Acondicionamento
    • Estiva
    • Filmagem

Identificação e análise dos fatores críticos na preparação de encomendas

  • Quebra
  • Erros
  • Acidentes

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.