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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Meios e Suportes Publicitários
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Audiovisuais e Produção dos Média

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Caracterizar e distinguir os diferentes meios e suportes publicitários.
  • Identificar os principais sistemas publicitários convencionais.
  • Identificar os conceitos relacionados com o projeto de comunicação gráfica e a publicidade.
  • Analisar um resumo (briefing) relativo ao projeto publicitário.
  • Identificar audiências, material gráfico e documentos referentes a campanhas publicitárias.
  • Conceber projetos publicitários em diferentes suportes e finalidades.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Suportes publicitários – caracterização e distinção

  • Materiais e técnicas
  • Custos e orçamentação
  • Objetivos comunicacionais do cliente
  • Produto e audiências,
  • Eficácia e sustentabilidade da comunicação audiovisual

Publicidade e design de comunicação

  • Relação e características da mensagem publicitária e da comunicação visual
  • Plano de comunicação e estratégias publicitárias: concorrenciais, de desenvolvimento global, fidelização e de comunicação institucional.

Sistemas publicitários convencionais

  • Gráficos - vinil, muppie e outdoor, telas, bandeiras, roll ups, pop-ups, insufláveis, sacaria, entre outros similares
  • Merchandising - brindes, esferográfica, madeiras, porta-chaves, pulseiras, entre outros similares
  • Tridimensionais - viatura, stand, expositor, balcão, montra, loja, fachada, bandeiras, x-banner, caixas de luz, totems, entre outros similares
  • Sinaléticos - sistemas de sinalização em PVC, PPA, acrílico, alumínio, cartão, madeiras, entre outros similares
  • Vestuário - t-shirts, pólos, casacos, bonés, fardamento, equipamentos desportivos, saca, entre outros similares
  • Outros sistemas audiovisuais - televisão (filme, anúncio e teaser), rádio (spot e jingle), Internet (anúncio, banner, e-flyer, outros).

Projeto gráfico - Briefing

  • Necessidade detetada e público-alvo ou audiência
  • Pesquisa diacrónica, sincrónica, gráfica e de conteúdos
  • Apresentação de conceitos, mapas de ideias (mindmap), referências visuais e mood board
  • Política de marketing, da imagem gráfica e de marca do cliente
  • Contexto publicitário da empresa e/ou produto
  • Questões éticas, deontológicas e ambientais

Metodologia projetual ao serviço da criação gráfica publicitária

  • Criação de ideias, conceitos e mapas visuais (mindmaps) de investigação e inspiração
  • Objetivos publicitários e calendário do projeto
  • Estrutura gráfica, suportes publicitários e processos de impressão e/ou de exibição
  • Criação de várias hipóteses e definição dos diversos suportes e materiais
  • Simulações e criação e montagem dos vários conteúdos
  • Testes e análise crítica das soluções
  • Pré-impressão e artes finais, acabamentos e exportação
  • Maquetização e protótipos
  • Apresentação audiovisual pública e argumentação do trabalho
    • Memória descritiva/justificativa do projeto

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.