Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
75.0 horas
Informação sobre o curso Percurso 812 - Turismo e Lazer
Nível Inicial
Nível 5
Formandos previstos
19
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao Ensino Secundário;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Turismo e Lazer

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Tomar conhecimento da história do turismo.
  • Tomar conhecimento do enquadramento internacional do turismo.
  • Descrever as componentes da oferta turística.
  • Caracterizar as diversas tipologias de turismo.
  • Reconhecer as diferentes formas de Procura Turística e suas características.
  • Identificar os fatores determinantes da Procura Turística e a sua interação com fatores económicos, sociais, demográficos e geográficos.
  • Identificar e perceber a evolução do turismo a nível nacional e regional.
  • Caracterizar o património natural e cultural local e regional.
  • Analisar a legislação aplicável ao turismo a ordenamento do território.
  • Reflectir acerca da relação entre turismo de saúde e bem-estar e património natural e cultural.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

História do Turismo

  • As primeiras viagens
  • O Turismo no século XX
  • A história do turismo em Portugal no Século XX

Turismo no contexto internacional

  • A importância do turismo no mundo actual
  • O turismo e a União Europeia
  • Perspectivas de evolução do turismo a nível mundial

A democratização do turismo

Conceitos académicos e operacionais do turismo

A oferta turística

  • A oferta primária ou original
  • A oferta derivada ou construída
  • A sustentabilidade, o ambiente e os produtos turísticos

Tipologias de turismo

Noção e formação da Procura Turística

  • Procura Turística, formas e características

Necessidades Turísticas

Determinantes da Procura Turística

  • Determinantes Estruturais
  • Determinantes Conjunturais
  • Determinantes Psico-sociológicos

Perspectivas de evolução do turismo a nível nacional e regional

O planeamento e o desenvolvimento do turismo

  • Enquadramento da política de planeamento e ordenamento do território em Portugal
  • O processo de planeamento
  • Os impactos do turismo (económicos, sociais e ambientais) e a necessidade de planeamento
  • A valorização turística do património natural: o papel do planeamento turístico

Turismo e ordenamento do território

  • Turismo e dinâmicas territoriais, o rural e o urbano (ordenamento, desenvolvimento, turismo)
  • O Plano Estratégico Nacional de Turismo
  • Planos de ordenamento turístico

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.