Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
150.0 horas
Sigla
C428
Informação sobre o curso Percurso Ferramentas de Informática

Edições do curso

Data de Início
21/11/2024
Data de Fim
05/06/2025
Duração
150 horas
Tipo de Formação
A Distância
Nível Inicial
Nível 2
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações inferiores ao 9º ano.
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Ciências Informáticas

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Criar e utilizar apresentações gráficas, incorporando elementos dinâmicos como som e imagem.
  • Elaborar tabelas relacionais e aplicar filtros para consulta de dados em bases de dados.
  • Produzir formulários para inserção de dados e estabelecer ligações entre múltiplas folhas de cálculo.
  • Analisar dados e automatizar processos com macros.
  • Elaborar, editar e imprimir documentos, incluindo a inserção de elementos gráficos e criação de documentos longos com formatação avançada.

 

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Processador de Texto:

  • Introdução: Navegação pela janela principal, inserção de texto e modos de visualização básicos.
  • Operações Básicas: Criação, gravação e abertura de documentos, seleção e edição de texto, anulação e repetição de ações.
  • Formatação: Formatação global do documento, tipo de letra, parágrafos, listas, tabelas e sombreamento.
  • Edição e Revisão: Abertura de múltiplos documentos, cópia de texto, verificação ortográfica, e uso do comando "localizar e substituir".
  • Impressão: Impressão de documentos, envelopes e etiquetas.
  • Tabulações e Tabelas: Definição de tabulações, criação e formatação de tabelas, e divisão de texto em colunas.
  • Melhoria Visual: Inserção de símbolos, caixas de texto, imagens e formas automáticas.
  • Documentos Longos: Quebras de página, cabeçalhos e rodapés, estilos, referências cruzadas e criação de índice.
  • Navegação: Divisão de ecrã, visualização do mapa do documento e junção de documentos.

Planilhas e Análise de Dados:

  • Múltiplas Folhas de Cálculo: Reunião e ligação entre folhas.
  • Resumo de Dados: Inserção de subtotais, destaques e geração de relatórios.
  • Análise de Dados: Criação, ordenação, filtragem de dados, tabelas dinâmicas e gráficos.
  • Macros: Criação, gravação e execução de macros para automatizar processos
    •  

Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD):

  • Fundamentos do SGBD: Desenho de bases de dados, criação e gestão de tabelas, relacionamentos entre tabelas.
  • Consultas: Parametrização simples e múltipla, criação de consultas cruzadas, e manipulação de dados (atualização, eliminação, adição).
  • Formulários: Criação e interligação de formulários, tipos de controles.
  • Relatórios: Criação e alteração de relatórios sobre tabelas e consultas.

Apresentações Gráficas:

  • Conceitos Gerais: Ferramentas e características das apresentações gráficas.
  • Edição de Documentos Modelo: Criação de dispositivos padrão, inserção e formatação de texto.
  • Ferramentas de Apresentação: Efeitos especiais (animação de textos, objetos e transições), associação de sons e difusão de dispositivos.

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.