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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Identidade Visual
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações com nível de pelo menos o 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano).
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir na Região Norte, Centro e Alentejo;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários para pré-inscrição:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Audiovisuais e Produção dos Média

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos da identidade gráfica.
  • Identificar os conceitos básicos relativos à identidade gráfica e à identidade visual.
  • Analisar e criticar exemplos de identidades visuais existentes.
  • Distinguir logótipo, sinal e símbolo.
  • Identificar as principais funções da identidade visual.
  • Construir uma identidade visual.
  • Executar uma linha gráfica para variados suportes e produzir um manual de normas da identidade visual.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Identidade visual na comunicação gráfica

  • Conceitos básicos
  • Contextos histórico, cultural, psicológico e social
  • Utilização e aplicação da identidade visual na comunicação visual
  • Direitos de utilização da identidade visual, de autor e conexos

Princípios da identidade visual

  • Modelos, regras e conceitos básicos
  • Originalidade, inovação, reconhecimento e memorização
  • Níveis de semelhança e coerência
  • Capacidade de duplicação e repetição em vários suportes
  • Logótipo, logomarca, sinal, icon e símbolo

Funções da identidade visual

  • Função informativa, simbólica, comunicacional, estética e cognitiva

Projeto de identidade visual

  • Ideia e conceito visual
  • Símbolo, logotipo e logomarca
  • Grelha de construção, cores oficiais, tipos de letra, tamanhos mínimos de utilização
  • Manual de normas gráficas e simulações em suportes para impressão, ecrã e Internet
  • Construção técnica, testes e retoques, maquete e protótipos

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.