Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Metodologia e Gestão de Projetos Multimédia
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações com nível de pelo menos o 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano).
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir na Região Norte, Centro e Alentejo;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária ou computador portátil;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários para pré-inscrição:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Audiovisuais e Produção dos Media

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar as diferentes fases que compõem o processo de conceção e produção multimédia.
  • Identificar a estrutura de produção necessária ao desenvolvimento de projetos.
  • Estruturar e organizar o departamento multimédia de uma empresa.
  • Planificar a produção multimédia utilizando os guiões documentais, de arquitetura de informação (interativos) e técnicos.
  • Analisar a “concorrência”.
  • Analisar o perfil do utilizador.
  • Analisar as necessidades tendo em vista a elaboração da proposta (estrutural e financeira).
  • Coordenar projetos multimédia interativos.
  • Avaliar o produto final e assegurar a sua manutenção e atualização.
  • Planificar e estruturar sítios Web dinâmicos.
  • Planear e controlar a produção utilizando as metodologias e ferramentas adequadas ao processo.
  • Organizar e avaliar uma equipa de projeto multimédia.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Processo de comunicação

Modelo de comunicação multimédia

Processo de conceção/produção

Metodologia de projeto

Fases de projeto

Recursos humanos, relações e competências

Recursos humanos envolvidos numa equipa de projeto multimédia

Equipa de produção Web

Organização da Informação

Análise do estado da arte

Análise da “concorrência” – benchmarking

Análise do perfil do utilizador

Proposta multimédia

Análise de tarefas

Análise de recursos

Orçamentação

Controlo de custos

Cronograma - Time-Line

Argumento e formas de escrita para multimédia

Organização e otimização de conteúdos

Produção de guiões

Guião documental ou literário

Guião interativo (arquitectura da informação)

Guião de estilo gráfico

Guião técnico

Sítios dinâmicos (planeamento do sistema de back-office - CMS)

Compatibilidade – padrões Web

Acessibilidade

Métodos de avaliação de produtos multimédia

Planeamento de um produto multimédia

Projeto - planificação de um projeto multimédia

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.