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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Linguagens e Práticas Fotográficas
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações com nível de pelo menos o 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano).
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir na Região Norte, Centro e Alentejo;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária ou computador portátil;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários para pré-inscrição:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Audiovisuais e Produção dos Media

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Explicar os fenómenos da luz e da formação da imagem fotográfica.
  • Explicar o funcionamento da câmara fotográfica.
  • Identificar a funcionalidade dos acessórios de fotografia.
  • Executar procedimentos de fotografia em laboratório.
  • Proceder ao acabamento e apresentação de fotografias.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Estruturação da Imagem

Funções desempenhadas pela fotografia

Luz

  • Comprimento de onda e as cores
  • Sombras
  • Intensidade da luz e distância
  • Como a luz forma as imagens

Objetivas fotográficas

  • Abertura e números F
  • Profundidade de campo
  • Distância focal

Máquinas fotográficas de película

  • Componentes essenciais
  • Visor direto e reflex
  • Funcionamento

Películas fotográficas e filtros

  • Emulsões de halogéneo de prata
  • Películas para fotografia a preto e branco
  • Películas para fotografia a cores
  • Armazenamento de películas – antes de depois da exposição
  • Conjunto de filtros

Medição e exposição

  • Exposição de diferentes tipos de películas
  • Fatores que determinam a exposição
  • Luz de flash

Revelação da película

  • Equipamentos e preparação
  • Revelação de negativos a preto e branco
  • Permanência dos resultados

Câmara escura

  • Laboratório fotográfico
  • Organização do laboratório e equipamento
  • O ampliador e acessórios
  • Papéis de impressão
  • Luz de segurança

Procedimentos de revelação

  • Ampliação
  • Realização de provas de contacto
  • Controlos de ampliação
  • Materiais e técnicas de impressão

Acabamento e apresentação

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.