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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Design de Comunicação Gráfica
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações com nível de pelo menos o 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano).
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir na Região Norte, Centro e Alentejo;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária ou computador portátil;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários para pré-inscrição:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Audiovisuais e Produção dos Media

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Reconhecer a importância histórica, social e económica do design de comunicação gráfica na indústria gráfica e audiovisual.
  • Definir conceitos básicos do design de comunicação e da indústria gráfica e audiovisual.
  • Caracterizar os processos de trabalho empresariais na área do design de comunicação.
  • Identificar os fundamentos do design de comunicação gráfica e os elementos da sua linguagem.
  • Identificar as principais tecnologias de impressão e difusão da comunicação gráfica.
  • Reconhecer a metodologia projetual como ferramenta essencial de trabalho em design de comunicação.
  • Executar um projeto de comunicação gráfica utilizando a metodologia projetual.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Contexto histórico, social e cultural das artes gráficas e do design de comunicação gráfica

  • Revolução Industrial
  • Movimento Arts and Crafts
  • Arte Nova, Art Déco
  • Escola Bauhaus
  • Estilo Internacional
  • Funcionalismo
  • Modernismo
  • Pós-Modernismo

Produtos do design de comunicação e da indústria gráfica e audiovisual

  • Cartaz, desdobrável, folheto, postal, embalagem, site, animação, filme promocional, campanha de comunicação gráfica, outros

Características e processos de trabalho na área do design de comunicação gráfica em contexto empresarial

Principais tecnologias de impressão e difusão da comunicação gráfica

  • Sistema Offset
  • Serigrafia
  • Flexografia
  • Tipografia
  • Litografia
  • Tampografia
  • Sistemas digitais
  • Sistemas audiovisuais
  • Redes de informação, outros

Fundamentos do design de comunicação gráfica

  • Espaço e forma
  • Negativo e positivo
  • Figura e fundo
  • Composição
  • Plano Visual e os princípios básicos do layout
  • Letra e cor
  • Dictomia forma – função
  • Conceito gráfico

Elementos da linguagem gráfica

  • Tipografia, cor, imagem, formas, grafismos e composição

Princípios do design de comunicação gráfica

  • Equilíbrio e desiquilíbrio
  • Simetria e assimetria
  • Dinâmica, ênfase e contraste
  • Coerência
  • Unidade e diferença

Metodologia projetual - objetivos, processos e fases

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.