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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Design de Comunicação Gráfica para Multimédia - Iniciação
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações com nível de pelo menos o 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano).
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir na Região Norte, Centro e Alentejo;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária ou computador portátil;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários para pré-inscrição:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Audiovisuais e Produção dos Media

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Relacionar a comunicação visual com o design multimédia.
  • Reconhecer a importância e função do design multimédia.
  • Analisar o processo de desenvolvimento de um produto multimédia.
  • Conceber e desenvolver layouts básicos para aplicações multimédia interativas.
  • Aplicar os princípios básicos do design de comunicação na conceção de um produto multimédia.
  • Desenvolver projetos de comunicação gráfica básicos para multimédia.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Relação formal do design de comunicação gráfica com o design multimédia

  • Importância e função do design multimédia
  • Dimensões do plano visual: página e ergonomia do ecrã
  • Informação e tratamento de conteúdos
  • Identidade e paginação
  • Público-alvo e audiência
  • Funções da comunicação multimédia - informativa, lúdica, publicitária e autoral

Conceitos gerais de design e composição gráfica aplicados num projeto multimédia

  • Noções de layout
  • Hierarquias visuais
  • Importância da grelha gráfica
  • Movimento e ritmo na composição; consistência e equilíbrio
  • Tipografia para meio multimédia / lettering para textos e títulos
  • Design responsivo - conceção gráfica com vista à adaptação a vários meios e suportes
  • Otimização de conteúdos para os diversos suportes: Online e Offline

Design do interface

  • Metáforas do interface - visuais, contextuais e imersivas
  • Design centrado no utilizador

Projeto de comunicação gráfica

  • Criação em função da necessidade detetada e do utilizador
  • Navegabilidade, funcionalidade e usabilidade
  • Integração e preparação de grafismos, botões, textos e imagens
  • Estudo e teste dos públicos alvo e audiências
  • Diversidade de soluções gráficas e técnicas
  • Layout e protótipo de página
  • Montagem das páginas e conteúdos
  • Distribuição e atualização dos conteúdos

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.