Informação sobre a edição do curso

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  • HorárioDas 18:30 às 22:30
  • Duração25.0 horas
  • Dias8
  • Início22/11/2022
  • Fim22/12/2022
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 4
  • Local de FormaçãoSala Virtual

    -
  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a Técnico/a de Gestão de Transportes e Técnico/a de Condução de Veículos de Transporte Rodoviário, assim como a outros/as interessados/as. 

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Norte.

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Objetivos Específicos

    • Aplicar técnicas de preparação de trabalho.
    • Conhecer instrumentos de análise de trabalho.
    • Definir processos de execução de peças.
    • Quantificar os tempos de preparação e de trabalho.
    • Aplicar técnicas de planeamento e de programação.
    • Planear e gerir materiais, equipamentos e mão-de-obra.
    • Planear e gerir a produção de acordo com os objetivos definidos.
    • Controlar a produção, propondo ações preventivas e corretivas face aos desvios.
    • Estabelecer e aplicar metodologias e formas de medição que influenciem a produtividade.
    • Fazer a preparação e o planeamento de um trabalho.
    • Identificar os custos diretos e indiretos da atividade.
    • Consultar os custos de materiais.
    • Analisar a evolução do trabalho.
    • Analisar os custos do trabalho, tanto parciais como totais.
    • Orçamentar o trabalho.
    • Aplicar as normas de Higiene, de Segurança, de Qualidade e ambientais.

  • Conteúdos Programáticos

    • Introdução à preparação do trabalho, planeamento e orçamentação
      • Generalidades
      • Evolução da organização do trabalho
    • Preparação do trabalho
      • Generalidades
      • Estudo do trabalho
        • Introdução ao estudo do trabalho
        • Estudo dos métodos
        • Medida do trabalho (estudo dos tempos)
        • Técnicas de direção
        • Formação de pessoal
        • Relatórios finais
        • Posto de trabalho
        • Conteúdo do posto de trabalho
        • Organização do posto de trabalho
        • Princípios de ergonomia
        • Estudo dos tempos
        • Preparação do trabalho a executar
        • Receção ou estudo de desenhos e outras especificações técnicas
        • Sequência de operações a realizar
        • Seleção de ferramentas e equipamentos de produção
      • Planeamento do trabalho
        • Generalidades
        • Conceitos
          • Importância de um bom planeamento
          • Identificação das fases de um projeto
          • Planos de contingência
          • Encadeamento de tarefas
          • Avaliação de desempenhos
      • Definição de objetivos
      • Planeamento e programação (objetivos, fases e técnicas)
        • Generalidades
        • Técnicas: PERT, GANT e CPM
        • Ordens de trabalho
        • Gestão dos meios
      • Control da produção
        • Análise dos métodos
        • Retificação dos desvios
        • Auto-control e melhoria da produtividade
      • Orçamentação
        • Generalidades
        • A natureza dos sistemas de custeio baseado nas atividades
        • Análise critica do custeio baseado nas atividades
          • Âmbito
          • Custeio baseado nas atividades
          • Finalidade
          • Orientação da decisão
          • Problemas de procedimento
          • Fatores comportamentais
        • Quantificação de custos
          • De materiais
          • De mão-de-obra
          • De instalações e equipamentos
          • Outros custos
          • Custo global

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

    Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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