Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando

    Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Reconhecer e caracterizar os equipamentos mais comuns, utilizados no transporte e elevação de carga.
    • Reconhecer e cumprir as normas e legislação aplicável.
    • Reconhecer e aplicar as regras gerais e de segurança.
    • Operar sistemas de transporte e elevação de carga.
    • Assumir uma postura física (ergonómica) adequada.
    • Garantir a execução dos procedimentos de manutenção.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Generalidades
      • Normas e legislação aplicável
      • Habilitação para operar sistemas de transporte e elevação de carga
      • Tipos de equipamentos
        • Pontes rolantes
        • Empilhadores
        • Gruas
        • Outros equipamentos
      • Principais órgãos/comandos
      • Sistemas mecânicos
      • Sistemas elétricos
      • Limites de carga e estabilidade
    • Transporte e elevação de cargas
      • Regras gerais e de segurança
      • Procedimentos para elevar, transportar e largar cargas
        • Generalidades
        • Velocidades
        • Avisos sonoros
      • Acidentes e incidentes correntes
    • Noções de ergonomia aplicada
    • Manutenção
      • Manutenção preventiva
      • Manutenção correctiva
      • Manutenção de sistemas elétricos (incluindo baterias) e mecânicos fundamentais

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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