Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Área de Formação

    Segurança e Higiene no Trabalho

  • Referencial de Formação

    Técnico/a de Segurança no Trabalho

  • Observações

    

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Definir os principais conceitos e caraterizar as diferentes abordagens na avaliação e intervenção.
    • Identificar os perigos associados à atividade profissional.
    • Identificar e selecionar métodos adequados à avaliação de riscos associados às condições de segurança e saúde no trabalho.
    • Analisar, valorar e hierarquizar os riscos.
    • Identificar e hierarquizar medidas de prevenção e proteção.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

    Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Processo de avaliação de riscos - conceitos e terminologia
      • Metodologias de avaliação dos riscos
      • Por sector de atividade
      • Por processo
      • Por atividade
      • Por tarefa
      • Por tipo de risco
      • Por componente material do trabalho
    • Métodos e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção
    • Métodos e técnicas de identificação de perigos
      • Observação direta
      • Entrevistas
      • Consulta dos trabalhadores
      • Informação técnica especializada
      • Listas de matérias-primas
      • Produtos intermédios
      • Subprodutos
      • Resíduos e produtos finais
      • Rotulagem e fichas de dados de segurança de produtos químicos
        • Listas de absentismo
        • Listas de doenças profissionais e de acidentes de trabalho
        • Investigação de acidentes e incidentes
    • Técnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos
    • Técnicas de análise indutivas e dedutivas
    • Critérios e valores de referência – na legislação, na normalização e nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais
      • Valores limite de exposição
      • Indicadores biológicos de exposição
      • Indicadores estatísticos de sinistralidade e de doenças profissionais
      • Índices de explosividade
      • Pressões máximas admissíveis
      • Tensões de segurança

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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