Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Identificar os determinantes da promoção da saúde e prevenção da doença.
    • Identificar os principais problemas de saúde da criança e do jovem.
    • Implementar medidas de prevenção e atuação em situação de doença.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

    Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Conceito de saúde
    • Abordagem holística da saúde
    • Capacitação dos cuidadores
    • Saúde mental e prevenção da violência
    • Alimentação saudável
    • Atividade física
    • Mobilidade segura e sustentável
    • Alteração do estado de saúde - sinais
    • Prevenção de comportamentos aditivos e dependências
    • Estratégias de promoção da inclusão de crianças e jovens com necessidades de saúde especiais
    • Desenvolvimento de competências sociais e emocionais para a tomada de decisões responsáveis em saúde
    • Plano Nacional de Vacinação
    • Estratégias de atuação do/a cuidador/a em casos de doenças não transmissíveis e doenças transmissíveis
    • Medidas de prevenção e atuação
      • Alterações respiratórias
      • Alterações gastrointestinais
      • Casos de desidratação
      • Febre/convulsões
      • Parasitoses
      • Intoxicações
      • Infeções urinárias
      • Pediculose
      • Doenças infeto-contagiosas
      • Outras
    • Medidas de prevenção e atuação para crianças e jovens com necessidades de saúde específicas
      • Criança e jovem com doença crónica complexa
      • Criança e jovem com doença aguda
      • Criança e jovem com alergias e intolerâncias alimentares
      • Criança e jovem com diabetes
    • Evicção escolar
    • Linhas de aconselhamento de saúde
      • Linha de saúde 24
      • Outras linhas de apoio e aconselhamento

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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