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Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Identificar diferentes teorias de motivação.
  • Distinguir estilos de liderança.
  • Organizar o trabalho de equipa.
  • Avaliar a equipa e os resultados do seu trabalho.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Motivação
    • Principais teorias da motivação
    • Inteligência emocional e criatividade
    • Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho
    • Motivação e liderança
  • Liderança e a comunicação
    • Funções e atitudes de comunicação
    • Liderança versus poder
    • Funções de liderança
    • Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança
    • Teorias de liderança
    • Características desejadas num líder
    • Delegação
  • Grupos e liderança
    • Equipas de trabalho
    • Estruturação e desenvolvimento das equipas
    • Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa
    • Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo
    • Perfis de liderança
  • Comunicação nas equipas de trabalho
    • Estilos comunicacionais
    • Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
    • Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa.
    • Comunicação com assertividade na liderança
    • Organização do trabalho de equipa
    • Avaliação da equipa

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

os cursos relacionados

  • 341_09208 - Inteligência Emocional

  • 862_04647 - Liderança e Trabalho em Equipa

  • 840_00704 - Atendimento - Técnicas de Comunicação