Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
    • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Processo de comunicação e perfis comunicacionais
    Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
    Emissor/Receptor
    Canal
    Mensagem/código
    Contexto
    Feedback
    Diferentes perfis comunicacionais
    Passivo
    Agressivo
    Manipulador
    Assertivo
    Comunicação assertiva
    Particularidades e vantagens do perfil assertivo
    Empatia
    Escuta ativa/escuta dinâmica
    Conceito de contexto comum
    Semântica sintaxe
    Paralinguagem
    Barreiras à comunicação
    Barreiras gerais do processo de comunicação
    Barreiras internas
    Objectivas
    Subjectivas
    Barreiras externas
    Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
    Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
    Processamento interno da informação
    Processamento fonético
    Processamento literal (significado)
    Processamento reflexivo (empático)
    Tipos de perguntas no processo de comunicação
    Abertas
    Fechadas
    Retorno
    Reformulação

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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