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Condições de Inscrição

  • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
  • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
  • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Processo de comunicação e perfis comunicacionais
Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
Emissor/Receptor
Canal
Mensagem/código
Contexto
Feedback
Diferentes perfis comunicacionais
Passivo
Agressivo
Manipulador
Assertivo
Comunicação assertiva
Particularidades e vantagens do perfil assertivo
Empatia
Escuta ativa/escuta dinâmica
Conceito de contexto comum
Semântica sintaxe
Paralinguagem
Barreiras à comunicação
Barreiras gerais do processo de comunicação
Barreiras internas
Objectivas
Subjectivas
Barreiras externas
Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
Processamento interno da informação
Processamento fonético
Processamento literal (significado)
Processamento reflexivo (empático)
Tipos de perguntas no processo de comunicação
Abertas
Fechadas
Retorno
Reformulação

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

os cursos relacionados

  • 341_09208 - Inteligência Emocional

  • 811_03330 - Atendimento de Clientes na Receção

  • 862_00328 - Comunicação Interpessoal e Institucional