Informação sobre a edição do curso

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto
  • Horário09:00h - 13:00
  • Duração50.0 horas
  • Dias16
  • Início03/11/2022
  • Fim16/12/2022
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 2
  • Nível FinalNível 2
  • Local de Formação

    -
  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a todos/as interessados/as que reúnam as Condições de Inscrição.

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Norte e Centro

  • Referencial

    Operador/a de Distribuição

  • Área de Formação

    Comércio

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Conteúdos Programáticos

    • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
      • Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
        • Emissor/Receptor
        • Canal
        • Mensagem/código
        • Contexto
        • Feedback
      • Diferentes perfis comunicacionais
        • Passivo
        • Agressivo
        • Manipulador
        • Assertivo
      • Comunicação assertiva
        • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
        • Empatia
          • Escuta ativa/escuta dinâmica
          • Conceito de contexto comum
          • Semântica sintaxe
          • Paralinguagem
        • Barreiras à comunicação
          • Barreiras gerais do processo de comunicação
            • Barreiras internas
            • Objetivas
            • Subjetivas
            • Barreiras externas
          • Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação

    Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem

    • Processamento interno da informação
      • Processamento fonético
      • Processamento literal (significado)
      • Processamento reflexivo (empático)
    • Tipos de perguntas no processo de comunicação
      • Abertas
      • Fechadas
      • Retorno
      • Reformulação

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Formador(es)

    • Lavínia Sofia C. M. Gomes


  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto

os cursos relacionados

  • 811_03330 - Atendimento de Clientes na Receção

  • 811_03438 - Acolhimento e Check-in dos Clientes

  • 811_08260 - Comunicação, Vendas e Reclamações na Restauração