Informação sobre a edição do curso

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  • Horário19:00 às 22:30
  • Duração50.0 horas
  • Dias16
  • Início12/10/2022
  • Fim06/12/2022
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 2
  • Local de FormaçãoSala Virtual

    -
  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a Técnicos/as de Segurança no Trabalho, assim como a outros/as interessados/as.

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Norte.

  • Referencial

    Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Objetivos Específicos

    • Identificar os acidentes mais graves e mais frequentes.
    • Reconhecer situações de perigo nos vários contextos de intervenção.
    • Identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente.
    • Aplicar medidas de primeiros socorros em casos de emergência.

  • Conteúdos Programáticos

    • Acidentes mais graves e mais frequentes
      • Tipo de acidentes
      • Locais e condições de ocorrência
      • Produtos, artigos e equipamentos envolvidos
    • Causas dos acidentes
      • Características dos espaços, produtos e equipamentos
      • Comportamentos dos adultos
    • Desenvolvimento da criança e do jovem e a sua relação com a ocorrência de acidentes
    • Medidas de prevenção dos acidentes
      • Comportamento dos adultos
      • Adaptação do ambiente e organização do espaço
      • Seleção e organização das atividades
      • Escolha, utilização e manutenção dos artigos, mobiliário, equipamentos e brinquedos
      • Utilização de equipamentos de proteção
    • Estratégias de prevenção dos acidentes ao longo do desenvolvimento da criança e do jovem
      • Em casa (quedas, afogamentos, queimaduras, intoxicações, asfixia e estrangulamento, outros traumatismos)
      • No transporte no automóvel, mota, bicicleta e a pé
      • No transporte coletivo de crianças
      • Na escolha e utilização de artigos de puericultura, brinquedos e produtos de proteção/adaptação da casa
      • Nos estabelecimentos educativos
      • Nos espaços de jogo e recreio (ex: parques infantis) e outros espaços e atividades ao ar livre
      • Nas atividades desportivas e de lazer
      • Nas visitas de estudo, idas à praia e outras atividades fora da escola
      • Na escolha e utilização de equipamentos de proteção pessoal
    • Primeiros socorros com crianças e jovens
      • Noção de urgência e emergência médica
      • Guias de atuação perante uma emergência

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Formador(es)

    • Diana Isabel Pereira Casaca


  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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