Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
6
JAN

2025
Data de Início
06/01/2025
Data de Fim
29/01/2025
Duração
25 horas
Tipo de Formação
A Distância
Informação sobre a edição do curso Plano de Negócio – Criação de Micronegócios
Horário
Pós-Laboral
Formandos Previstos
16
Nível Inicial
Nível 2
Local de Formação
Sala 02 Virtual

-
Área de Formação

Comércio

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Datas de Realização

2ª e 4ª feiras

Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Pessoas adultas que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir e/ou trabalhar na Regiôes Norte, Centro e Alentejo;
  • Ser ativo desempregado ou ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria);
  • Ter habilitações inferiores ao 9º ano (3º Ciclo EB), ou seja, do 4º ao 8º ano.
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.
  • Preencher o Teste de Literacia Digital da Academia Portugal Digital e reencaminhar os resultados para a VougaGeste.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Se Empregado
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho.
  • Se Desempregado
    • Para quem está a receber Subsídio de Desemprego ou prestações da Segurança Social, deverá entregar documento a comprovar esse apoio;
    • Para quem não está a receber qualquer apoio, deverá entregar Declaração do IEFP ou o histórico dos descontos da Segurança Social.
  • IBAN – Documento bancário com o nome do formando;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Objetivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Elaborar um plano de negócio.

Conteúdos Programáticos

Planeamento e organização do trabalho

  • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
  • Atitude, trabalho e orientação para os resultados

Conceito de plano de ação e de negócio

  • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
  • Análise de experiências de negócio
    • Negócios de sucesso
    • Insucesso nos negócios
  • Análise SWOT do negócio
    • Pontos fortes e fracos
    • Oportunidades e ameaças ou riscos
  • Segmentação do mercado
    • Abordagem e estudo do mercado
    • Mercado concorrencial
    • Estratégias de penetração no mercado
    • Perspetivas futuras de mercado

Plano de ação

  • Elaboração do plano individual de ação
    • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
    • Processo de angariação de clientes e negociação contratual

Estratégia empresarial

  • Análise, formulação e posicionamento estratégico
  • Formulação estratégica
  • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
  • Negócios de base tecnológica | Start-up
  • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
  • Estratégias de internacionalização
  • Qualidade e inovação na empresa

Plano de negócio

  • Principais características de um plano de negócio
    • Objetivos
    • Mercado, interno e externo, e política comercial
    • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
    • Etapas e atividades
    • Recursos humanos
    • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
  • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
    • Elaboração do plano de ação
    • Elaboração do plano de marketing
    • Desvios ao plano
  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
  • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
  • Acompanhamento do plano de negócio

Negociação com os financiadores

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato e-learning, ou seja, sessões à distância (síncrona).

Nas sessões síncronas recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.